Bibliografia

Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução

A partir de um enfoque capaz de levar os leitores a compreender, desenvolver e usar diferentes matérias-primas, a nona edição de Ciência e Engenharia de Materiais ― Uma Introdução foi primorosamente elaborada para que profissionais e estudantes possam verificar a importância das diferentes tecnologias de utilização e aprimoramento de materiais. Com uma didática que propicia a aplicação da teoria na prática, este livro apresenta aos leitores estudos detalhados de casos a fim de contribuir para a iniciação e o desenvolvimento de habilidades na investigação de propriedades da Engenharia de Materiais somadas aos das ciências nas áreas de Química, Física, Metalurgia, entre outras. Esta obra proporcionará os conhecimentos básicos para propor soluções e inovações aos problemas de aplicações técnicas, econômicas e ambientais da indústria com a utilização de materiais nos processamentos e composições necessários à fabricação de produtos.

Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns

Lançado pela primeira vez em 1951, reunindo a vasta experiência do Professor Hubertus Colpaert na Seção de Metalografia do Instituto de Pesquisas tecnológicas de São Paulo, este livro se transformou, rapidamente, numa das mais importantes referencias Brasileiras para todos os profissionais interessados no processamento, tratamento e emprego de aços e ferros fundidos. Uma feliz combinação de Atlas de Metalografia dos aços e ferros fundidos, manual de técnicas metalográficas e texto introdutório aos fundamentos das transformações de fases e aos tratamentos térmicos destes materiais, o livro, carinhosamente conhecido como “O Colpaert” educou gerações de metalurgistas brasileiros. Nesta edição, revista e atualizada pelo Prof. André Luiz V. da Costa e Silva buscou-se preservar o espírito da edição original, agregando, entretanto, os importantes desenvolvimentos ocorridos nas últimas décadas, tanto sob o aspecto dos produtos siderúrgicos como das técnicas de caracterização assim como o progresso na compreensão das transformações que permitiram a realização dos extraordinários desenvolvimentos destas ligas.

Aços e Ligas Especiais

Os aços especiais de alta liga e as ligas especiais situam-se no topo da pirâmide da siderurgia mundial. Embora o volume dos aços especiais produzido seja pequeno comparativamente aos aços comuns, seu valor é muito maior, devido ao alto teor de elementos de liga, em geral acima de 7%. Já as ligas especiais são constituídas na sua maioria por ligas à base de níquel e possuem características próprias. Ao mesmo tempo, esses aços e ligas exigem, desde a fase de projeto, um profundo conhecimento da metalurgia envolvida. Ainda, o emprego de técnicas e processos avançados de fabricação os diferenciam dos aços comuns, pois suas características e propriedades finais são fortemente condicionadas pelo processo de fabricação. Assim, o conhecimento da metalurgia dos aços especiais é essencial para os novos engenheiros e técnicos que de alguma forma lidam com esses aços e ligas, bem como aos estudantes das disciplinas de Materiais e Metalurgia.

Princípios de Ciências e Tecnologia de Materiais

O livro é estruturado para facilitar o ensino e o aprendizado da matéria: objetivos específicos são definidos no início de cada capítulo que, ao seu final, apresenta um resumo para revisão.
Inúmeros exemplos, problemas com soluções, exercícios e tópicos para discussão em sala de aula são outros recursos que fazem deste texto mais do que uma simples exposição de conceitos organizados e associações úteis.